top of page

Sobre a Mooca

     Registros mostram que em 1556 as terras eram ocupadas por índios que viviam próximo ao que hoje é conhecido de Rio Tamanduateí. Entre as especulações da origem do nome “Mooca”, a mais aceita relata que no início da colonização, os índios observavam os brancos construindo suas casas e diziam: “moo ca”, o que na tradução tupi-guarani significa “faz casa”. Já no começo do século XVI, a região foi ocupada por enormes residências, como as famosas chácaras. Assim, seguindo por longos anos. O bairro começou a ganhar novos traços com a chegada dos italianos nos anos da grande imigração, datadas entre 1870 a 1890. Junto deles trouxeram os trilhos da Estrada de Ferro Inglesa e um ramal que se prolongou até a Mooca. A vinda desses imigrantes, com o passar do tempo, fez com que surgissem muitas fábricas na região, em especial, as têxteis e a massa. E desse modo, iniciou-se a expansão fabril na região, com fábricas espalhadas por todas as ruas e até mesmo em bairros vizinhos. Fundada em 1896, a Indústria Rodolpho Crespi chegou a ser a mais conhecida no segmento de tecelagem de São Paulo. Entretanto, em 1917, houve uma greve geral mobilizada por funcionários causada pela hiperexploção, que incluía jornadas diárias de 14 horas de trabalho, além do trabalho infantil. Logo após a primeira greve na cidade, o bairro foi cenário de intensos episódios de guerra. Em 1924, soldados do exército contrários ao governo de Arthur Bernardes desencadearam um movimento nacional, sendo recrutados muitos imigrantes com o pagamento da oferta de 30 mil réis a 50 hectares de terra.

    O ano de 1925 foi marcado pelos primeiros passos da urbanização da região, como o calçamento da rua Conselheiro João Alfredo, rua da Mooca e a famosa Avenida Paes de Barros. Ainda, no período, São Paulo começou a ter um crescimento acelerado e os bairros seguiam no mesmo ritmo. A iluminação pública foi substituída pela eletricidade e a circulação de carros a motor começou a se difundir, apesar do uso de veículos a tração animal continuar sendo muito utilizado na época.
  Na década seguinte, a Mooca já era considerada um bairro de elite, principalmente na Avenida Paes de Barros, ao qual famílias de classe mais alta se instalaram e construíram grandiosas mansões, algumas sendo encontradas até nos dias de hoje.​

   Fundada em 1556 – 56 anos após o descobrimento do Brasil pelos portugueses  a Mooca é um dos bairros mais antigos e tradicionais da cidade e tem a cara de São Paulo com uma riquíssima miscigenação.

 

   O bairro mais querido da região leste. Muito conhecida por suas raízes italianas, a Mooca é um bairro que, até hoje, carrega em suas ruas, comércio e restaurantes uma forte influência da cultura e tradições da Itália, tornando-se um bairro único. É também um dos bairros que mais atraem lançamentos imobiliários. São destinados a um publico de classe média alta e alta.

    Em lazer, destacam-se o Clube Juventus, inaugurado em 1924 e, reinaugurado em 1962, o clube é sede do time do coração da Mooca, o Juventus, e também recebe em seu grande salão de festas, muitos eventos que acontecem no bairro . Outra atração é o Teatro Municipal Arthur de Azevedo, inaugurado em 1952 e reformado em 2015. Sua homenagem é para Arthur de Azevedo, poeta, jornalista e dramaturgo brasileiro.

WhatsApp Image 2022-10-28 at 14.54.07.jpeg

Divulgue seu negócio conosco

bottom of page